1. Informações gerais
1.1. Como funciona o Comentário gerado por inteligência artificial?
A inteligência artificial analisa o contexto da questão e conecta com o conhecimento que ela aprendeu sobre o tema. A partir disso, ela elabora uma justificativa relevante para a questão. Ou seja, é uma inteligência que, em segundos, aprendeu todos os temas com o máximo de informação disponível na internet, dados e fatos existentes, e que não tem limites de memória. Isso é uma vantagem imensa, pois os seres humanos, por exemplo, podem demorar muitos anos para aprender, assimilar e memorizar as informações que a IA aprende em milésimos de segundos.
1.2. Como faço para acessar e usar a nova funcionalidade?
a) Acesso via navegador (computador, tablet ou navegador do celular): durante a resolução de uma questão, vá à aba inferior da questão chamada “Comentários” e selecione a opção “Comentário gerado por IA”. Caso ainda não haja um comentário gerado, você pode clicar no botão azul e gerar o comentário em tempo real.
b) Acesso via app do Gran Questões: durante a resolução de uma questão, clique em “Interaja com a questão” e selecione a opção “Comentário gerado por IA”.
1.3. Quem tem direito à funcionalidade Comentário Gerado por Inteligência Artificial?
Todos os assinantes Pro ou Premium do Questões, alunos da Assinatura Ilimitada, mentoria, coaching e ensino superior.
1.4. A nova funcionalidade Comentário Gerado por Inteligência Artificial está disponível para todas as questões da plataforma?
Sim, a funcionalidade está disponível para todas as questões da plataforma. Além disso, não temos a funcionalidade em questões de anos anteriores a 2018 e em questões de qualquer ano que já possuem comentários em texto de professor.
1.5. É possível filtrar somente questões com comentários de IA, assim como consigo filtrar os outros tipos de comentários?
Não será necessário, pois, em breve, todas as questões terão comentários gerados por IA.
1.6. Corro algum risco em relação à privacidade dos meus dados ao usar o comentário por inteligência artificial?
Não há envio de dados do Gran ou de seus alunos à IA, e sim o contrário: a IA é quem compartilha dados que ela possui com nosso sistema.
2. Criação de comentários
2.1. Os comentários por IA são gerados em tempo real após clicar no botão. Após a data em que foram gerados, eles são atualizados com alguma frequência?
Não. Após a data em que foi gerado, o comentário não é atualizado.
2.2. Precisarei gerar o comentário por IA sempre que acessar essa aba?
Não. O comentário será gerado uma única vez por qualquer usuário que acesse essa funcionalidade antes dos demais. O comentário gerado uma vez ficará automaticamente disponível nas próximas vezes em que for acessado.
2.3. Os comentários por IA poderão ser gerados mais de uma vez?
Sim, os comentários que tiverem uma taxa de assertividade ruim (quantidade de “Não ajudou” maior que a quantidade de “Ajudou”) serão removidos e o modelo da inteligência artificial será aprimorado para gerar um novo comentário. Dessa forma, a opção de gerar o comentário aparecerá novamente na questão.
2.4. Posso ter comentário de IA em qualquer questão da área do site (programa de estudos, simulados inéditos, provas)?
Sim! A funcionalidade de comentário é atrelada à questão independentemente do local do site pelo qual é acessada. Portanto, será possível gerar comentários de IA em questões acessadas via filtro de questões, filtro de provas, simulados personalizados, simulados inéditos, Programa de Estudo etc.
Lembrando que, nesse primeiro momento, não temos a funcionalidade em questões de anos anteriores a 2018 e em questões de qualquer ano que já possuem comentários em texto de professor.
2.5. Como a IA entende as nuances e contextos das questões para comentar as questões corretamente?
A inteligência artificial analisa o contexto da questão e o conecta com o conhecimento disponível na internet que ela aprendeu ao longo do tempo. A partir disso, ela elabora uma justificativa relevante para a questão.
Nosso time de tecnologia configurou a inteligência artificial da OpenAI para que ela leia o gabarito que a banca considerou para cada questão, e, a partir daí, gere um comentário com base no contexto da questão e no gabarito. Tivemos o zelo, ainda, de configurar a IA para que ela não saia do contexto da questão, eliminando o máximo de possibilidades de vieses nos comentários da IA.
Além disso, nosso time configurou o formato padrão de resposta que a IA deve usar para elaborar um comentário satisfatório. Esse formato foi extraído a partir dos feedbacks dos alunos ao longo dos anos.
2.6. Quais as vantagens de um comentário gerado pela IA em comparação a um comentário de um professor?
Ambos os comentários são ricos e têm muito valor. Pense no comentário gerado pela IA como uma opção a mais para você entender a questão!
O comentário do professor tem como base a expertise desse profissional especificamente na área do contexto da questão. O professor pode ter sido um concurseiro, o que auxilia a identificar pegadinhas da banca, e chamar atenção para isso. Então existe essa experiência real de fazer concursos que a IA não tem.
Assim como um professor (ser humano), a IA é capaz de aprender a forma mais didática, clara e concisa de elaborar um comentário. A diferença é que ela aprende em milésimos de segundos todo o conhecimento (e até mais) do que um ser humano pode levar anos para aprender.
A IA possibilita que mais questões tenham comentários em um tempo muito menor do que um ser humano conseguiria e ela viabiliza comentar questões de qualquer disciplina, área e contexto. O comentário do professor depende da disponibilidade de tempo desse profissional e de termos um profissional expert em cada área de atuação.
2.7. De que maneira a IA comenta as questões de legislação, normas, súmulas, jurisprudências, já que estão em constantes atualizações? Há algum cenário em que o comentário da IA pode estar incorreto ou desatualizado?
Estamos utilizando a inteligência artificial da OpenAI justamente por ela ter a referência no mercado de ser a mais completa atualmente. Porém, a última atualização de dados dessa inteligência ocorreu em abril de 2023. Por essa razão, comentários da IA em questões de legislação, normas, súmulas e jurisprudências que tiveram alguma atualização após abril de 2023 têm chances de estarem desatualizados.
Você consegue conferir a informação acima clicando no ícone “i”, ao lado do comentário da IA!
Mas não se preocupe! Estamos trabalhando na configuração da IA para considerar também essas atualizações antes de formular o comentário. Deixaremos você ciente quando isso estiver no ar, muito em breve!
3. Insatisfação e divergências com os comentários
3.1. Como devo proceder se não achar um comentário gerado pela IA satisfatório?
Você deve avaliá-lo como “Não ajudou”, opção que fica abaixo do comentário. É importante selecionar um dos motivos pelo qual o comentário não foi satisfatório. Esse feedback ajuda a equipe a aperfeiçoar o modelo da inteligência artificial conforme o padrão de comentário que satisfaça aos alunos.
3.2. Quantos “Não ajudou” serão considerados para que um comentário de IA seja removido e substituído por um novo?
Utilizamos como referência a taxa de assertividade: soma da quantidade de “Ajudou” dividido pela soma da quantidade de “Ajudou” + “Não ajudou”. Se esse cálculo der uma taxa de assertividade igual ou maior a 90%, o comentário será mantido. Comentários com taxa de assertividade menor que 90% serão substituídos.
3.3. Encontrei divergências entre o comentário da IA e o do professor. Em qual deles posso confiar?
A inteligência artificial generativa é uma tecnologia capaz de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de dados. Ela possui a capacidade de gerar conteúdo, como texto, imagens e até mesmo música, de forma autônoma, com base nos padrões identificados em seus dados de treinamento. Essa tecnologia tem aplicações em diversas áreas, incluindo automação de tarefas, criação de conteúdo e assistência virtual.
No entanto, a IA generativa pode ter vieses devido à maneira como é treinada. Ela aprende com grandes volumes de dados e pode, em alguns casos, criar informações ou respostas que não são precisas ou reais. Assim, mesmo a IA generativa tendo um enorme potencial, é fundamental supervisioná-la para garantir que suas alucinações sejam minimizadas, especialmente em cenários em que a precisão e a confiabilidade são essenciais.
É claro que nosso time de tecnologia configurou a inteligência artificial da OpenAI para trazer um formato padrão de resposta satisfatório aos alunos e a configuramos também para que a resposta dela esteja sempre dentro do contexto da questão, eliminando o máximo de possibilidades de vieses nas respostas.